terça-feira, 28 de abril de 2015

o "M" de Mãe

O dia da mãe aproxima-se e os trabalhos sucedem-se. Isto parece um novelo de lã, pois conforme abordamos um tema, logo surge outro.
A partir das histórias "Coração de Mãe; A minha Mãe adora-me; Como é a minha Mãe", foram desenvolvidas várias atividades em que descrevemos a mãe; dissemos e escrevemos o seu nome e profissão; as "coisas" que ela gosta de fazer; e por fim porquê gosto tanto da minha mãe.
Com a história "O M de Mãe", fomos à descoberta de palavras que começam com o grafema M. Os mais crescidos escreveram o que desenharam com a ajuda da educadora; os mais pequenos conseguiram dizer o que desenharam.




sexta-feira, 10 de abril de 2015

A Primavera chegou

Chegada a Primavera, fomos ao exterior ver as árvores e os campos cobertos de flores.
Com a primavera, chegaram as borboletas, por isso visualizamos no youtube a metamorfose da borboleta. Foi difícil pronunciar uma palavra tão grande e difícil, mas com a ajuda dos dedinhos e fazendo a divisão silábica, conseguimos pronunciar corretamente: me-ta-mor-fo-se. E não nos esquecemos da palavra nova e difícil, assim como o seu significado: a transformação da lagarta em borboleta. Sabiam que do ovo saiu uma lagartinha muito pequenina. Ela estava cheia de fome, por isso procurou as folhas e comeu, comeu, comeu até ficar bem gordinha. Cansada de comer, ficou cheia de sono, por isso fez a sua casinha (casulo) para dormir. Passado algum tempo, acordou, abriu a sua casa e saiu, não como uma lagarta, mas como uma linda borboleta.
Com a história "A lenda do girassol" da nossa amiga Juca, descobrimos porque o girassol se vira sempre para o sol e que quando uma semente cai à terra, nasce uma linda planta. 
Para a semana vamos trazer várias sementes, pois existem sementes de vários tamanhos e várias cores. Vamos identificá-las e fazer a nossa sementeira. Aguardem.