quinta-feira, 27 de junho de 2013

É tempo de praia

Pois claro, começamos a nossa praia e o S. Pedro veio dar uma ajuda: muito calor, a bandeira sempre verde, o mar muito azul e sereno para podermos brincar à vontade.
8:00 horas. Partida! Lá vamos nós em direção à Póvoa de Varzim para aproveitarmos ao máximo a manhã de praia. Sono? Nem pensar. Só no fim do almoço é que o João pestana aparece, principalmente aos mais pequeninos, que teimam em resistir para poderem aproveitar as brincadeiras no recreio.
Amanhã é o último e a professora está a preparar uma surpresa. Que será?

domingo, 23 de junho de 2013

Festa de fim de ano

Finalmente chegou o dia tão esperado por este grupo de crianças. às 16:30h começaram a chegar os primeiros protagonistas. Trouxeram consigo a boa disposição e a animação, pois afinal a festa era deles. Todos empenhados em dar o seu melhor e mostrar aos pais e familiares que daquilo sabem eles.
Vejam só como foi linda!

Gostaríamos de agradecer a todos os pais pela sua participação e empenho. Em especial, aos pais dos finalistas que nos presentearam com uma belíssima dramatização da história "Os músicos de Bremen" dos irmãos grimn. A todos que caminharam conosco ao longo deste ano letivo, o nosso muito obrigado.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Um pequeno intervalo nesta azáfama

Continuamos atarefados na preparação da nossa festa de fim de ano que se realiza este sábado: cartolas, crachas, diplomas, acessórios, enfeites para a decoração do recreio e o livro dos finalistas em que cada quadra nos retrata a característica de cada um.
Nestes intervalos ainda tivemos tempo de receber as enfermeiras Elisabete, Marta e Elsa que nos vieram presentear com um teatro de fantoches sobre a saúde e higiene oral. Sim, porque é bom sempre lembrar da importãncia da lavagem dos dentes na nossa idade e, sobretudo, como deve ser feita esta lavagem.


Obrigada por trazer o menino Caco a lembrar-nos da importância da lavagem dos dentes, mas, sobretudo, de arranjar tempo, mesmo que fosse quase no fim do ano letivo, para nos fazer esta visita.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Programação da festa de fim de ano

O dia 22 de junho aproxima-se e tivemos que dilenear a nossa festa. Como somos só uma sala temos que nos desdobrar em atividades. Por isso selecionamos para a nossa festa o seguinte programa:
Iª Parte
1- reportório de canções temáticas selecionadas dos projetos desenvolvidos ao longo do ano em que participam todas as crianças:
a) Castanha, castanha
b) Truz-Truz
c) Palhacinho brincalhão
d) Na quinta do tio Manel
e) Qual é a coisa qual é ela

2- Dança das Caricas (3, 4 anos)

3- Dança "os ditongos a cantar" de Ana de Vasconcelos (5 anos)

4- Canção do mar ( todos)

5- I'm a barbie girl (5 anos~)

IIª Parte

Sessão solene de entrega de diplomas aos finalistas

IIIª Parte

Participação surpresa dos pais/encarregados de educação

IVª Parte

Jantar/Convívio

Vª Parte

Baile de finalistas (crianças e pais)


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Matemática divertida

Estamos em junho e a festa de fim de ano aproxima-se. Hoje estivemos a selecionar as canções temáticas que aprendemos ao longo do ano. Foi um bom momento de reflexão e avaliação da consolidação de capacidades e conhecimentos adquiridos.
À tarde, enquanto se elaboravam as cartolas para os finalistas, um grupo propôs trabalhar com botões para trabalhar "matemática". Reuniram o material necessário e eis o resultado:


quarta-feira, 5 de junho de 2013

Um Amor de confusão

Sim é verdade: foi um amor de confusão a comemoração do dia mundial da criança. O evento foi organizado pela GNR no parque da Cidade de Guimarães.
Só se viam crianças a saírem de todos os cantos acompanhadas pelas suas educadoras e assistentes operacionais. Era um manto colorido com o sorriso de cada criança. T-shirts, chapéus, batas de todas as cores.
Bem dissemos confusão, mas não é verdade, pois a organização esmerou-se neste evento dedicado ao que de melhor existe neste mundo que são as crianças. Por isso dizemos amor de confusão, por estar muita criança junta e na verdade não haver confusão. A confusão somos nós adultos que o criamos com os nossos receios e preocupações. A criança não tem destes problemas.
As imagens falam por si. Podemos dizer que foi um dia maravilhoso para todas as crianças presentes neste evento.